Alaíde Costa ganha nova biografia escrita pelo historiador Ricardo Santhiago e prevista para ser lançada em 2025, ano do 90º aniversário da artista
Daryan Dornelles / Divulgação
♪ Alaíde Costa fará 90 anos em 8 de dezembro de 2025. Vivendo momento de reconhecimento artístico pela coerência e dignidade mantidas em 70 anos de carreira iniciada na década de 1950, a cantora carioca ganhará biografia atualizada.
No rastro do prestígio obtido com a edição em maio da biografia da cantora Miriam Batucada (1946 – 1994), o escritor e historiador paulistano Ricardo Santhiago já trabalha na ampliação da biografia Alaíde Costa – Faria tudo de novo (2013), editada há 11 anos pela Imprensa Oficial dentro da coleção Aplauso com tiragem de 500 cópias que logo se esgotou e fez com que o livro seja atualmente cotado a peso de ouro nos sebos virtuais.
Sem entrar nas questões da vida pessoal da artista, Santhiago mergulha em nova pesquisa sobre a cantora e arquiteta um texto revisto, ampliado e atualizado sobre a trajetória profissional da cantora. Esse texto será narrado pela própria Alaíde, na primeira pessoa, tal como no já raro livro de 2013.
Desde que começou a pesquisar a vida da cantora em 2004, Ricardo Santhiago se aproximou de Alaíde. “Nesses 20 anos, convivi muito com Alaíde e nos tornamos amigos, e entendi que ela deve ter uma voz nesse trabalho”, defende Santhiago.
Se o ampliado texto-base será narrado na voz de Alaíde Costa, a nova biografia também terá um texto escrito por Ricardo Santhiago para contextualizar os principais passos e feitos da cantora na história da música brasileira. “Ainda não sei se esse texto virá como boxes, como ‘intromissões’ ou como uma espécie de linha do tempo”, pontua o escritor.
Capa, título e todo o material iconográfico – que abrange fotos e reproduções de reportagens sobre a artista em jornais e revistas – serão inéditos.
Publicada por: RBSYS