♫ OPINIÃO
♪ O próximo álbum de Teresa Cristina é um songbook com músicas de Zeca Pagodinho, sambista carioca mais reverenciado como cantor do que compositor, até porque o próprio Zeca – partideiro ágil e sagaz – geralmente prioriza as músicas alheias na hora de amealhar os repertórios dos discos que lança de forma cada vez mais espaçada.
A existência desse álbum de Teresa com músicas de Zeca Pagodinho é, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia.
É uma boa notícia porque a cantora carioca é intérprete talentosa que sabe e entende o que canta. Tanto que Teresa já lançou álbuns relevantes dedicados aos cancioneiros dos compositores Cartola (1908 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Paulinho da Viola. Sem falar na abordagem do cancioneiro de Roberto Carlos em disco com a banda Os Outros.
Aliás, cabe lembrar que foi com um songbook duplo com a obra de Paulinho da Viola que a artista debutou no mercado fonográfico em 2002. Além do mais, a trajetória da cantora inclui belos shows com os cancioneiros de bambas como Candeia (1935 – 1978) e Zé Ketti (1921 – 1999).
Exímia conhecedora do repertório dos quintais cariocas, Teresa Cristina certamente saberá garimpar a obra de Zeca Pagodinho com apuro.
Por outro lado, este disco dedicado aos sambas de autoria de Zeca é também uma má notícia porque significa que, mais uma vez, o álbum autoral com músicas inéditas da artista fica em compasso de espera. Teresa Cristina é boa compositora e acalenta esse disco autoral há mais de dez anos.
Como o mercado de shows é mais receptivo a tributos do que a discos com músicas inéditas e autorais, os songbooks foram se sucedendo na discografia da cantora. Todos muito bonitos, diga-se, mas, a cada disco de intérprete, a obra autoral da artista vai ficando sem registro fonográfico...
Publicada por: RBSYS