Ao longo da carreira, público acompanhou de perto a transformação na aparência de nomes como Gusttavo Lima e Maiara & Maraisa. O antes e o depois de Gusttavo Lima
Reprodução/TV Anhanguera e Reprodução/Instagram
Músculos bem definidos, dentes brancos e alinhados, barba na régua, tatuagens pelo corpo, roupas grifadas. O visual de Gusttavo Lima é admirado por muitos e chama a atenção por onde o cantor passa, mas nem sempre foi assim.
No foco dos holofotes ainda muito jovem, o cantor mineiro teve as modificações corporais, naturais ou induzidas, acompanhadas pelos fãs ao longo de 15 anos de carreira. A mudança no corpo, de franzino a musculoso, foi tanta que se tornou referência.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Seja com emagrecimento ou ganho de massa muscular, repaginada nos looks, mudança no corte ou na cor do cabelo ou procedimentos estéticos, quem vive exposto a milhões de olhares tende a buscar por uma identidade visual marcante e isso acontece com a maioria dos artistas no meio sertanejo.
As transformações fazem parte da vida dos famosos que estarão no Ribeirão Rodeo Music 2024, que começa neste sábado (20) em Ribeirão Preto (SP) e reúne nomes como Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano e Ana Castela.
Sertanejos aderem às mudanças no visual para construção de identidade
Arte/g1
Construção de uma imagem
O g1 ouviu duas especialistas em moda e beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), de Ribeirão Preto e Barretos (SP), que explicam o que está por trás da construção da identidade visual de um cantor, uma cantora ou uma dupla.
“A imagem é aquilo que define a identidade da pessoa e o estilo que está associado a essa pessoa. É o modo de dizer ao mundo o quanto ela é singular”, diz a consultora de imagem e estilo Mayara Bergamo Biagiotti.
Assim como Mayara, a professora Teresinha de Lima Meirinhos afirma que a consolidação de imagem e estilo é fruto de um estudo aprofundado, que leva em consideração muito mais do que a escolha entre uma bota ou um salto para uma apresentação.
“A gente não fica só nas teorias de formatos de rosto, formatos de corpo e tonalidade de pele. É claro que vemos isso, mas temos que conversar para buscar, lá de dentro, o perfil dessa pessoa e também a mensagem que ela quer passar”, explica.
Da coerência entre a personalidade do artista aos atributos e às mudanças necessárias para que essa identidade se expresse é que nasce uma narrativa individual.
“No caso do cantor, ele tem que ter voz boa, mas os seguidores dele também têm influência sobre a aparência dele, querem ver o belo e admirar o belo. Então, por essa razão, a busca dessa harmonização entre o interno e externo”, completa Teresinha.
Mayara Bergamo Biagiotti e Teresinha de Lima Meirinhos trabalham com consultoria de imagem Ribeirão Preto
Arquivo pessoal
Trabalho reflete na imagem
O visagismo, termo muito difundido entre profissionais do setor, é compreendido como um conjunto de técnicas usado para identificar e potencializar a beleza de cada indivíduo. A coloração pessoal também tem ganhado notoriedade quando o assunto é a busca por uma aparência harmônica.
“O visagismo inclui várias etapas e estudos, no sentido de olhar formato de rosto, entender arquétipos, que já entra em uma outra análise. Já a coloração pessoal é uma ferramenta bem valiosa também no sentido de descobrir as cores que complementam tanto a cor da pele, olhos e cabelo e também ajuda nessa composição de roupas, acessórios e maquiagem”, detalha Mayara.
As duas técnicas são as bases do trabalho para consultores de imagens, comumente contratados pelos artistas para auxiliar na consolidação de um estilo. Assim como no processo de criação de um álbum novo, esse profissional vai construir, junto com o cliente, uma narrativa imagética.
A cantora Ana Castela com look do DVD Boiadeira Internacional
Reprodução
Levando em consideração o humor, as preferências e até mesmo a realização de fantasias, o consultor é o profissional que está por trás das mudanças permanentes ou temporárias, como para a divulgação de um álbum ou de uma nova fase na carreira do famoso.
“É um estudo junto com o artista para ver qual é o estilo pessoal que ele gostaria de desenvolver. Também é feito, dentro da consultoria, todo um estudo para orientar a linguagem corporal e as expressões faciais. Todo esse processo do comportamento conta muito para poder transmitir uma certa confiança e carisma no palco”, diz a consultora.
No sertanejo, é comum que artistas se tornem referências para o público. À medida que vão se modificando, acabam também influenciando o comportamento e a aparência da população.
Prova mais recente disso é a cantora Ana Castela, que lidera a lista de pedidos de produção em salões de beleza entre o público do rodeio.
Abaixo, o g1 mostra os “antes e depois” de alguns artistas sertanejos:
Gusttavo Lima
Aos 34 anos, o ‘Embaixador’ exibe um visual digno de um entusiasta da musculação. Nas redes sociais, o cantor frequentemente compartilha parte da rotina que inclui cuidados com a pele e treinos intensos na academia.
Nos looks, tons sóbrios se sobressaem em regatas, ternos, camisas com botões abertos, peças de couro e calças justas. O artista é um dos que não dispensam os óculos escuros como acessório diário.
Gusttavo Lima
Zé Neto e Cristiano
A dupla dos amigos Zé Neto e Cristiano conquistou os fãs com uma dose extra de carisma e riso fácil. No visual, roupas típicas do universo sertanejo compõem o armário de ambos. Jaquetas de couro, camisas sociais e calças justas são peças chave.
Outro ponto que diferencia a aparência atual dos amigos com a que apresentavam no início da carreira é a barba. No caso de Zé Neto, a espessa barba loira é tida como o principal acessório do cantor.
Zé Neto e Cristiano
Zezé Di Camargo e Luciano
Rodando os palcos pelo Brasil e o mundo há mais de 30 anos, os irmãos Zezé Di Camargo e Luciano lançaram tendências ao longo da trajetória com cortes de cabelos que serviram de inspiração para uma legião de fãs.
Atualmente, as cores sóbrias também ganharam destaque no estilo dos sertanejos, que apostam em peças versáteis e clássicas, como jaquetas de couro, calças jeans e ternos.
Entre os procedimentos estéticos adotados pelos irmãos, o implante capilar foi um escolhido por ambos para disfarçar algumas entradas no couro cabeludo.
Lauana Prado
O visual da goiana Lauana Prado mescla referências sertanejas com tendências atuais. Brilhos, couro e franjas estão presentes na maioria das produções da artista que também se destaca pelo corpo escultural.
Cabelos que já foram castanhos, loiros e agora iluminados, carregavam dreadlocks que por anos foram um diferencial na cantora. Lauana também exibe piercings e tatuagens pelo corpo, trazendo um toque jovial ao visual.
Ana Castela
Chapéus e botas coloridos, maquiagens caprichadas, cabelo muito longo e preto, jeans com brilho. Ana Castela está há poucos anos na mira do grande público, mas o visual da boiadeira virou hit entre as mulheres que frequentam o rodeio. A imagem dela passa uma mensagem de orgulho às raízes sertanejas, porém com muita jovialidade.
Brincalhona e bem humorada, a cantora, de apenas 20 anos, expõe nas redes sociais os desafios como iniciante na academia e o tratamento contra a acne.
Maiara e Maraisa
As irmãs Maiara e Maraisa já tiveram muitas fases na carreira e, consequentemente, no visual. Houve mudanças no jeito de se vestirem, nas cores e nos cortes de cabelo, nos dentes. As duas são adeptas de procedimentos estéticos dos mais convencionais às cirurgias plásticas, como no nariz e nos seios.
O resultado da mudança na aparência das gêmeas está também na balança, com perda de peso causada por dietas e intervenções mais sérias, como cirurgia bariátrica.
Recentemente, o corpo de Maiara virou assunto nas redes sociais depois que a cantora exibiu um visual com 30 quilos a menos.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Publicada por: RBSYS