A banda Inocentes lança amanhã, 29 de agosto, o álbum ‘Antes do fim’ com 12 músicas gravadas em clima acústico
Alexandre Wittboldt / Divulgação
♬ Em tese, um disco acústico de banda punk soa paradoxal. Símbolo de resistência do movimento punk de São Paulo (SP), cidade onde foi formada em 1981 com ex-integrantes dos pioneiros grupos Condutores de Cadáver e Restos de Nada, a banda Inocentes enfrenta essa incongruência ao longo das 12 faixas do álbum Antes do fim.
Programado para chegar ao mundo amanhã, 29 de agosto, em edição do selo Red Star Recordings, com capa que expõe foto de Alexandre Wittboldt, Antes do fim é disco acústico em que o grupo – desde 1995 um quarteto formado por Anselmo Monstro (baixo), o sobrevivente vocalista Clemente Nascimento (também na guitarra), Luis Singnoretti, o Nonô (bateria) e Ronaldo Passos (guitarra) – revê as pegadas deixadas pelos Inocentes ao longo de 43 anos de vida punk.
É claro que, fora do clima e do contexto originais, petardos da banda como Pânico em SP (Clemente Nascimento, 1982) perdem muito da eletricidade e virulência originais nos toques dos violões. Mesmo assim, o pulso do punk ainda pulsa na abordagem acústica de temas como o standard Garotos do subúrbio (Clemente Nascimento), música apresentada na coletânea Grito suburbano (1982) nos primórdios da caminhada da banda.
De toda forma, é preciso entender que o projeto acústico dos Inocentes nasceu na claustrofóbica atmosfera da pandemia de covid-19. Os registros acústicos surgiram nas lives feitas por Clemente a partir de 2020. E, naquele momento, havia somente aquela janela para o mundo.
Gravado, mixado e masterizado no Red Star Studio, em São Paulo (SP), neste ano de 2024, com produção de Henrique Khoury, o álbum Antes do fim é fruto dessa experiência emergencial.
Com músicas como Nem tudo volta, power balada apresentada pela banda no álbum Embalado a vácuo (1998), o disco foi precedido em 25 de junho pela edição do EP Não acordem a cidade, que adiantou cinco das 12 faixas do álbum Antes do fim.
Lançada pelos Inocentes em 1986 no emblemático EP Pânico em SP, a música Não acordem a cidade foi composta por Clemente em 1979, quando ele ainda era baixista da banda Restos de Nada.
Música apresentada pelos Inocentes no álbum Ruas (1996), Escombros promove o álbum acústico Antes do fim com clipe que exibe graciosa animação produzida por Leandro Franco.
Fiel à própria história, o grupo Inocentes sobrevive ao mercado e ao próprio punk entre paradoxos.
Capa do álbum ‘Antes do fim’, da banda Inocentes
Alexandre Wittboldt
Publicada por: RBSYS