Neto de Luiz Gonzaga e filho de Gonzaguinha, artista carioca se cerca de artistas nordestinos em disco autoral que traz Anastácia, Fagner, Nando Cordel, Natascha Falcão, Quinteto Violado e Zeca Baleiro. Daniel Gonzaga lança o álbum ‘Maestrias’ na sexta-feira, 17 de maio, com 13 músicas no repertório inédito e autoral
César Araújo / Divulgação
♪ Neto de Luiz Gonzaga (1912 – 1989) e filho de Gonzaguinha (1945 – 1991), Daniel Gonzaga é carioca, mas traz o D.N.A. da música nordestina sem nunca ter perdido Exu (PE) de vista desde que conheceu aos sete anos essa cidade do interior do estado de Pernambuco. Até porque traz tatuado no braço o nome deste município situado no pé da Serra do Araripe, perto da divisa de Pernambuco com o Ceará.
Foi em Exu que o avô Gonzagão veio ao mundo, herdando do pai Januário as tradições musicais que passaria de geração para geração. No álbum autoral que lança na sexta-feira, 17 de maio, Maestrias, Daniel Gonzaga ecoa essas tradições enraizadas no tronco familiar, como sintetiza a imagem da capa do disco.
Como a árvore genealógica continua a frutificar, cabe ao flautista Gabriel Rezende – afilhado de Daniel, atualmente com 12 anos – dar a primeira nota do álbum Maestrias na gravação da música O tempo que parou, da qual também participa Cezzinha, cantor e sanfoneiro de Recife (PE).
Ao longo das 13 músicas autorais que compõem o inédito repertório do disco Maestrias, Daniel Gonzaga aparece ao lado de vários artistas da nação nordestina. O cearense Raimundo Fagner e o maranhense Zeca Baleiro figuram entre os convidados do álbum ao lado de nomes como o pernambucano Nando Cordel, a paraibana Natascha Falcão e Xico Bizerra, cearense residente no Recife (PE).
E por falar no Recife (PE), o Quinteto Violado – grupo surgido na cidade que se tornaria referencial na música nordestina ao longo dos anos 1970 – participa de Vaqueirama, aboio cantado, composto por Daniel Gonzaga após assistir a uma tradicional missa do vaqueiro em Serrita (PE).
Artista que também veio ao mundo no Recife (PE), a cantora e compositora Anastácia assina quatro das 13 músicas do álbum Maestrias e ainda faz dueto com o artista em Um chamego igualzinho ao seu em gravação que também traz o cantor paraibano Flávio José.
O álbum Maestrias foi gravado com produção musical orquestrada pelo próprio Daniel Gonzaga.
Capa do álbum ‘Maestrias’, de Daniel Gonzaga
Divulgação
Publicada por: RBSYS