O trio fluminense Os Garotin é o único representante do Brasil entre os dez indicados na categoria Melhor Artista Revelação no Grammy Latino 2024
Bruno Machado / Divulgação
♫ ANÁLISE
♪ As indicações de Xande de Pilares e Anitta em duas das três categorias principais da 25ª edição do Grammy Latino ofuscou em um primeiro momento o nome do trio fluminense Os Garotin em lugar nobre da lista divulgada pela Academia Latina da Gravação na manhã de hoje, 17 de setembro. Contudo, a nomeação do grupo Os Garotin na também relevante categoria Melhor Artista Revelação tem peso.
O trio formado por Anchietx (Lucas Anchieta), Cupertino (Victor Cupertino) e Leo Guima (Leonardo Guimarães é o único representante do Brasil entre os dez concorrentes ao troféu de Artista Revelação.
E essa indicação é mais do que justa por duas razões. Primeiro porque o trio é realmente novo. Anchietx, Cupertino e Leo Guima se conheceram em 2019 em São Gonçalo (RJ), terra natal do trio, mas somente se apresentaram ao mundo como grupo em 2023, debutando no mercado fonográfico no ano passado com a edição de single e EP.
A trajetória do grupo foi consolidada neste ano de 2024 com a edição em maio do primeiro álbum do trio, Os Garotin de São Gonçalo (2024). Ou seja, Os Garotin é um grupo realmente novo.
A segunda razão é que o som do trio, calcado na mistura de gêneros da black music (sobretudo o soul e o R&B) com a brasilidade tropical, tem de fato frescor.
Os vencedores do Grammy Latino 2024 somente serão conhecidos em 14 de novembro em cerimônia que será transmitida ao vivo do Kaseya Center, em Miami (EUA).
A vitória do trio é improvável, assim como é difícil que Xande de Pilares ganhe o troféu de Álbum do ano pelo disco Xande canta Caetano (2023). Afinal, o Grammy Latino é premiação vocacionada para a música produzida em língua hispânica.
Até por isso, em ambos os casos, é verdadeiro o clichê de que, por si só, a indicação já simboliza uma vitória.
Publicada por: RBSYS