Capa do EP ‘Sons & sabores’, de Moreno Veloso
Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Sons & sabores
Artista: Moreno Veloso
Cotação: ★ ★ ★ 1/2
♪ O Brasil é país de iguarias musicais e gastronômicas. Moreno Veloso apresenta boa amostra do banquete tropical no EP Sons & sabores. Em rotação a partir de hoje, 30 de agosto, o disco deriva de livro de receitas também intitulado Sons & sabores e assinado pelo artista com a chef Morena Leite.
O EP Sons & sabores apresenta abordagens de cinco músicas cujas letras versam sobre comida de alguma forma. Se o samba-exaltação Brasil pandeiro (Assis Valente, 1941) ganha tempero baiano em arranjo condizente com letra que cita acarajé e abará, quitutes típicos da Bahia, Cocada (Antonio Vieira, 1997) exala manemolência maranhense.
Cravo e canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1971) tem forte condimento percussivo no arranjo que embasa essa música do Clube da Esquina, lançada por Milton Nascimento em single com Lô Borges, Beto Guedes e o grupo Som Imaginário.
Já Tropicana (Alceu Valença e Vicente Barreto, 1982) tem diluído parte do sabor na gravação mais lenta de Moreno. O cantor não extrai todo o sumo sensual da letra relaciona que frutos – caju, jabuticaba, manga rosa, melão, umbu-cajá – ao corpo atraente da morena tropicana do título da canção lançada na voz elétrica de Alceu Valença.
Em contrapartida, o clima zen do registro de Refazenda (Gilberto Gil, 1975) se afina com o tom do tema que flagra Gil em processo de recolhimento existencial.
No todo, vale experimentar o banquete tropical de Moreno Veloso no EP Sons & sabores.
Publicada por: RBSYS