Daniel Jikal, de 20 anos, é de família coreana, passou a maior parte da vida nos Estados Unidos, mas é brasileiro. Em 2021, o jovem participou de um reality show em Seul . O rapper brasileiro Daniel Jikal chamou atenção do rei do k-pop, Psy, e está brilhando na Coreia do Sul
TV Globo/Reprodução
O Fantástico deste domingo (19) explorou a origem do k-pop, uma onda de estilo musical que vem da Coreia do Sul. O programa destacou a trajetória de jovens artistas brasileiros em busca do sucesso nesse estilo do outro lado do mundo.
Daniel Jikal, de 20 anos, é de família coreana, passou a maior parte da vida nos Estados Unidos, mas é brasileiro. Em 2021, o jovem participou de um reality show em Seul que procurava novos talentos para o k-pop. Uma das etapas do programa foi na mesma sala onde hoje ele dança.
"Eu tinha que fazer uma música em uma hora. Então, eu estava bem nervoso, não sabia o que fazer, mas eu falei: 'Ah, vamos fazer uma coisa legal, uma coisa que eu faço em casa, vamos fazer umas rimas'", conta.
Fantástico vai a Seul entender por que o k-pop conquistou o Brasil e o mundo
O Psy, considerado "rei do k-pop", era jurado do reality show. E, anos depois, ele decidiria o futuro do rapper brasileiro.
"Nossa, não acreditei porque é muito diferente vendo na TV. Eu cresci muito com o Psy, porque o Psy, no Brasil, quando o 'Gangnam Style' saiu, eu lembro muito bem, daquelas festas juninas. Todo mundo dançando para uma música coreana ou falando a letra", conta Daniel.
O rapper improvisa com uma base de bossa nova, que ele usa para fazer beats de k-pop.
"Normalmente é assim que eu faço a música. Sempre pegando inspirações de música", conta.
Final do reality
Daniel também destaca a intensidade da competição e a dedicação dos outros participantes, durante o reality.
"Todo mundo é muito bom, eles ficam a noite inteira praticando, a noite inteira cantando, dançando, só para mostrar uma performance perfeita. Eu estava lá em casa só fazendo rap com meus amigos. Então, eu fiquei, tipo: 'Ah, não dá, eu não vou ganhar'", relata.
Mas deu. Daniel Jikal conseguiu avançar etapas e fez a primeira apresentação no palco. Os seus passos o levaram até a final do reality show.
"Eu não ganhei. Eu estava triste, porque todo mundo quer ganhar, né?", diz.
Telefone do rei do k-pop
Mas quando voltou para os Estados Unidos, Daniel recebeu um telefonema do rei do k-pop.
"Eu pensei, o quê? Mas Psy me chamou e falou: 'Não, eu te eliminei porque eu quero que você vá como um solo, seus talentos vão brilhar mais como um solo'", conta.
Início da carreira de sucesso
Daniel Jikal ganhou um contrato de cinco anos na agência de Psy e se mudou de vez para Coreia do Sul. O artista gravou seu primeiro videoclipe, lançado neste ano. Seu próximo passo é lançar um álbum. Todos os dias, Daniel pratica cada movimento. Em maio, participou de um festival junto com o Psy.
"Eu não estou tipo, 'preciso de um Grammy', 'ficar na lista da Billboard'... fico feliz se eu consigo atingir os fãs", pontua.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Publicada por: RBSYS