Balanço foi apresentado em uma coletiva no Palácio Guanabara nesta segunda-feira (23). Trinta e oito pessoas foram presas durante os sete dias. Governo do RJ faz balanço sobre esquema operacional do Rock in Rio
Mais de 600 pessoas registraram boletins de ocorrência após terem seus celulares furtados durante os sete dias de Rock in Rio, de acordo com o balanço divulgado pelo governo do Rio nesta segunda-feira (23). Segundo a administração do evento, 730 mil pessoas passaram pela Cidade do Rock.
Dos 614 registros de furtos de celulares, 573 foram feitos na parte interna do evento. As informações foram dadas durante uma coletiva no Palácio Guanabara.
O secretário de segurança Victor Santos destacou que, para a pasta, os registros eram feitos com rapidez para que as vítimas pudessem voltar ao evento. As autoridades de segurança destacaram que a responsabilidade dentro do evento é de uma empresa de segurança privada:
“Uma pessoa pode passar pelo dissabor de ter um telefone furtado, e não é justo que uma pessoa passe muito tempo fazendo um registro de ocorrência. Mesmo tendo problemas, as pessoas conseguiam fazer tudo e voltar a tempo para curtir o show”, afirma Santos.
Governo do RJ faz balanço operacional de atuação no Rock in Rio e nos jogos da Libertadores da América
Henrique Coelho / g1
Durante o evento, 38 pessoas foram presas dentro da Cidade do Rock, sendo 19 em flagrante.
Ao todo, foram 889 ocorrências registradas. Do total, quase 70% delas por furto de celular, chegando a 614 ocorrências.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, esse ano a polícia resolveu diferenciar as ocorrências dentro e fora do Rock in Rio para ter um filtro mais real do número de registros.
“Tivemos a ideia de colocar os furtos que ocorreram no interior e no exterior do evento, e fazer essa diferenciação. A produção do Rock in Rio vai ter acesso a esses números, e isso vai pautar o planejamento para os próximos eventos”, disse ele.
Curi também destacou que as ações para recuperar os celulares são tratadas como prioridade. “O combate aos furtadores e receptadores é muito importante. A 41 prendeu especialista em desbloquear iPhones. A Polícia Civil vai estar fazendo isso constantemente”, afirmou o secretário.
Tentativa de invasão
Questionado sobre a tentativa de invasão ao Rock in Rio no domingo (22), o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, disse que é difícil de evitar que esse tipo de coisa ocorra, e lembrou que a estrutura da segurança do evento é feita por uma empresa privada:
“Talvez por ser o último dia aquelas pessoas acharam que seria o melhor momento para furar aquele bloqueio, mas a polícia militar estava perto e conseguiu evitar que houvesse uma invasão, que poderia causar pânico para quem estava dentro do evento e até o risco das pessoas serem pisoteadas”, disse Santos.
Publicada por: RBSYS