♪ Simone vivia fase de pouco prestígio entre os críticos musicais quando, em 1988, lançou o álbum Sedução, tendo como carro-chefe a balada Separação. O estouro da canção popular de José Augusto e Paulo Sérgio Valle nas rádios acabou reforçando o carimbo de “brega” posto na cantora por quem preferia vê-la interpretando o repertório mais denso dos discos feitos pela artista na gravadora EMI-Odeon entre 1973 e 1980.
Foram precisos alguns anos e uma pandemia para que Separação começasse a ser vista pelas elites culturais como uma boa canção popular – revisão que começou a ser feita quando a balada aparecia no roteiro das lives dominicais de Simone na época do isolamento social em 2020, mesmo ano em que o cantor de pagode Péricles incluiu Separação no disco Pericão retrô.
A inclusão de Separação no roteiro do show Tô voltando – com o qual Simone celebrou 50 anos de carreira em 2023 – contribuiu para reabilitar Separação entre todos os seguidores da artista. Tanto que Simone acaba de regravar a música em dueto com Péricles, cantor que vem fazendo conexões cada vez mais fortes com o clube da MPB.
O dueto de Simone com Péricles em Separação será lançado em single, ainda dentro das comemorações dos 50 anos do canto da Cigarra.
Publicada por: RBSYS